FRAGMENTOS DE HISTÓRIA: ÍNDIOS E COLONOS EM SOROCABA (1679 – 1752)
Resumo
O objetivo deste artigo, que se situa no limiar entre a antropologia e a história, é através de documentos manuscritos dos séculos XVII e XVIII, enfatizar a presença indígena na tessitura colonial de Sorocaba, interior de São Paulo, contrapondo-a à historiografia e à arqueologia locais que pregam uma pretensa “primitividade” dos índios, na medida em que consolidam uma narrativa fundamentada no seu desaparecimento, condenando-os à pré-história.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.