O Povo Chiquitano: cultura, experiência de luta e resistência no Estado de Mato Grosso
Resumo
No sudoeste do Mato Grosso, estado brasileiro localizado na fronteira boliviana, a etnia indígena Chiquitano resiste e persiste a produção de sua existência fundada na perspectiva cosmológica do ser livre e parte da natureza, assim como esta é parte do ser, antagonizando-se aos interesses do agronegócio representado pelo Estado que governa absoluto para favorecer empresários e latifundiários, muitos destes sendo também os mesmos governantes. O presente trabalho objetiva acentuar as experiências de luta dos Chiquitanos no Brasil frente ao processo de sobreposição aos direitos humanos que vem provocando a dizimação dessa etnia, mas que, ao mesmo tempo, ressignifica a produção da vida indígena como possibilidade de emancipação humana plena na superação desses limites.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.