O espírito do tempo das eras dos quadrinhos
batman e a relação transmídia de games, hq’s, filmes e animações
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2019v45n1p193-206Resumo
O presente artigo tem como intuito analisar a narrativa transmídia do personagem Batman nos jogos eletrônicos e verificar como ocorre o processo de transição entre as hq’s e games na cultura contemporânea. Para tal, será utilizado como objeto de análise a trilogia de Batman Arkham Asylum de 2009, Batman Arkham City de 2011 e Batman Arkham Knight de 2015, submetendo elementos estéticos e narrativos as teorias da Era dos Quadrinhos e do Espírito do Tempo, assim como as percepções sobre a cultura contemporânea e as estratégias comerciais da narrativa transmídia. Por fim, o artigo procura discorrer sobre como tal processo dualógico de influência têm renovado a importância do personagem na cultura contemporânea e também na captação de novos leitores que mantém Batman pertinente mesmo depois de oito décadas após sua criação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.