Desinformação contemporânea: herança de guerra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5427

Palavras-chave:

Desinformação, guerras chinesas, segunda guerra mundial, guerra fria

Resumo

Com base na pesquisa bibliográfica, este artigo tem como objetivo apresentar um resgate histórico dos usos de práticas desinformativas em períodos de guerra, com destaque para as guerras chinesas, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Além de verificar as relações dessas práticas com a desinformação contemporânea que circula em ambientes digitais, especialmente nas redes sociais online. Como resultado, verifica-se que a diferença entre as práticas desinformativas herdadas dos períodos de guerra e a desinformação contemporânea está no poder de circulação, no alcance desses conteúdos e no quantitativo de vítimas da desinformação. Vítimas que, em um determinado momento do ciclo desinformativo, também se tornam coautoras da desinformação ao compartilhar e disseminar esses conteúdos em seus perfis pessoais nas redes sociais online. Esse cenário de aumento da desinformação reforça a necessidade da efetivação de ações e políticas públicas voltadas para a educação midiática da população, com ênfase nos usuários das redes sociais online, com a finalidade de qualificar o cidadão para que esteja apto a questionar a autoria e a veracidade dos conteúdos midiáticos consumidos diariamente, bem como realizar a checagem das informações que consome.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Bourscheid, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Ifap

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atuou como docente nos Cursos de Graduação em Jornalismo da Celer Faculdades e da Unochapecó. Atualmente é professora nos Cursos Técnicos Integrados em Publicidade e Marketing do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Ifap, Campus Santana. Desenvolve estudos relacionados à área de tecnologias, linguagens e inovação na Comunicação Digital. Suas pesquisas científicas concentram-se no desenvolvimento de pesquisas aplicadas em Comunicação, a partir do desenvolvimento de produtos audiovisuais, visuais, sonoros e estratégias para redes sociais na internet. Sua pesquisa de doutorado resultou na produção e publicação do purposeful game Super Gotinha VS Desinformação, jogo de navegador no estilo pixel art, produzido em código aberto e disponível para acesso em: https://supergotinha.github.io/jogo/

Downloads

Publicado

21-08-2024

Como Citar

BOURSCHEID, Ana Paula. Desinformação contemporânea: herança de guerra. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 50, p. e024004, 2024. DOI: 10.22484/2177-5788.2024v50id5427. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/reu/article/view/5427. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres