A literacia audiovisual no contexto educacional português
entrevista com Ana Isabel Soares
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5539Palavras-chave:
literacia midiática, Plano Nacional de Cinema (Portugal), Ana Isabel SoaresResumo
A Profa. Dra. Ana Isabel Soares é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doutorada pelo Programa em Teoria da Literatura e fez pós-doutoramento em Teoria da Literatura, sobre relações entre filmes documentais portugueses e poesia, todos pela mesma Faculdade. É Professora Associada na Universidade do Algarve desde 1996, onde leciona História do Cinema, Teoria da Imagem, Estudos Culturais, Literatura e Cinema, e Literatura Inglesa. É vice-diretora do Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais dessa Universidade desde fevereiro de 2024 e membro Integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Integrou a equipa de fundadores da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, de que foi a primeira Presidente (2010-2014). Foi Adjunta da Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário, no Ministério da Educação e Ciência de Portugal, função em que participou no lançamento do Plano Nacional de Cinema (2011-2012). Nesta entrevista, comenta sobre sua trajetória acadêmica, como ocorreu a sua aproximação da literatura com o cinema, as etapas para a criação e implantação do Plano Nacional de Cinema em Portugal e a importância da literacia audiovisual para um consumo mais crítico das imagens em movimento que circulam nas diversas mídias da atualidade, assim como a sua importância para usos mais criativos desses mesmos meios na produção de conteúdos.
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