O espetáculo contemporâneo de american idol
contribuições debordianas para a análise dos reality shows musicais
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id4782Palavras-chave:
comunicação, música, sociedade do espetáculo, reality shows, american idolResumo
O objetivo deste trabalho é refletir a respeito das possibilidades de contribuição da teoria sobre a sociedade do espetáculo para a análise dos reality shows de música, posto que o livro de Guy Debord apresenta características gerais da sociedade contemporânea que podem ser encontradas em alguns produtos de entretenimento atuais, como os reality shows musicais. Tendo como aporte teórico o livro de Debord e artigos acadêmicos sobre reality shows, este trabalho apresenta um estudo de caso do programa American Idol. O artigo é dividido em três seções: a primeira aborda o conceito de Espetáculo na obra de Debord; a segunda discute os reality shows e suas características primordiais; a terceira apresenta uma análise sobre alguns aspectos do programa American Idol, buscando evidenciar as relações entre reality shows e Espetáculo.
Downloads
Referências
CAMPANELLA, Bruno. Os olhos do grande irmão: uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2012.
DEBORD, Guy. Sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
MONTEIRO, Márcio. O ídolo acontece no imaginário. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 16., 2014, João Pessoa, PB. Anais [...]. João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba, 2014. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-1852-1.pdf.
SILVA, Heitor da Luz. Fabricando ou produzindo popstars? A revelação de tensões do circuito musical através de um reality show musical. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro, RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-1200-1.pdf.
SILVA, Heitor da Luz. Televisão diante das novas mídias: notas sobre a manutenção da distinção entre amadores e profissionais da indústria da música a partir de Ídolos e Astros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza, CE. Anais [...]. Fortaleza, CE: Universidade de Fortaleza, 2012.
TÖNNIES, Ferdinand. Community and society. Mineola, NY: Dover Publications, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.