Tecnologias, cotidianos escolares e a educação crítica para as mídias
reflexões sobre as pseudonovidades da modernidade
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id5061Palavras-chave:
educação crítica para as mídias, cotidiano escolar, prática docente, tecnologia, reflexão críticaResumo
O artigo busca discutir o cotidiano escolar à luz do pensamento de Agnes Heller e Karel Kosik. Nossa proposta é fomentar os debates para uma reflexão crítica quanto à utilização das mídias digitais nas escolas a partir da Educação Crítica para as Mídias. Dessa forma, a estrutura do capítulo se orienta por apresentar a compreensão comumente empregada de que as tecnologias transformariam os cotidianos como uma inserção dos setores empresariais pautada pela manutenção do status quo. Buscando discutir a importância da interface entre a Comunicação e a Educação, sinalizamos o campo fértil para serem desenvolvidas pesquisas que rompam com o senso comum de modo a produzir uma educação que promova intervenções sociais e compreenda a lógica e a cultura da mídia retomando o cotidiano, em especial o escolar, como um espaço de reflexão dos professores.
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