Rituais de bagunça e organização da casa midiatizados pelas lógicas do consumo e da saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5452Palavras-chave:
depression cleaning, depression room, rituais de consumo.Resumo
O texto apresenta os resultados parciais da pesquisa Não repara a bagunça, que tem o objetivo de compreender a construção de significados relacionados a organização da casa e a saúde mental, atravessados pelas lógicas algorítmicas das redes sociais. O corpus é composto pela seleção de vídeos mais visualizados com as hashtags #depressioncleaning e #depressionroom no TikTok. O entrelaçamento do referencial teórico sobre os rituais de consumo e cultura da participação permitiu a construção de um protocolo de análise que favoreceu a interpretação qualitativa dos significados que levam por um lado ao acolhimento, mas por outro, a espetacularização da depressão associada as lógicas expressivas da ecologia publicitária que instauram rituais de consumo midiatizados favorecendo a circulação autocentrada.
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