O ethos discursivo e o ethos pré-discursivo na adaptação da obra Grande sertão: veredas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2025v13id5643

Palavras-chave:

ethos discursivo interativo; Grande sertão: veredas; rizoma e dialogismo

Resumo

Resumo: Para Dominique Maingueneau, o ethos se liga ao ato dialógico do discurso, possibilitando haver uma contingência na fala do outro. Há uma bagagem discursiva que os locutores carregam e isso faz com que se criem, antes mesmo do ato comunicacional, expectativas. Este artigo analisará como isso ocorre nas perguntas e respostas de uma entrevista aos cineastas Guel Arraes e Jorge Furtado quando respondem sobre a adaptação do livro Grande sertão: veredas para as telas. Após transcrever e interpretar as perguntas e respostas, analisamos seus diálogos com os conceitos de ethos discursivo e ethos pré-discursivo. O conceito de rizoma, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, visa esclarecer a personalidade do narrador-protagonista, associando a mesma aos platôs e linhas de fuga que, embora divergentes, pertencem ao processo rizomático. O conceito de dialogismo, de Mikhail Bakhtin, visa entender os participantes do diálogo durante a entrevista, podendo ser associado ao ethos discursivo interativo.

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Publicado

02-06-2025

Como Citar

GIOPPO, Fábio; ARAÚJO, PHD, Denize. O ethos discursivo e o ethos pré-discursivo na adaptação da obra Grande sertão: veredas. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 13, n. 26, p. e025002, 2025. DOI: 10.22484/2318-5694.2025v13id5643. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/triade/article/view/5643. Acesso em: 28 jun. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS