Corpo feminino, adolescência e mundo virtual

narrativas de meninas adolescentes sul-mato-grossenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2025v13id5648

Palavras-chave:

filtros de embelezamento, redes sociais, procedimentos e cirurgias estéticas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com 23 meninas adolescentes sul-mato-grossenses, cujo objetivo consistiu em averiguar se a imagem gerada pelo uso de ferramentas de realidade aumentada disponíveis nas redes sociais – os filtros de embelezamento –, interfere na percepção da autoimagem, ocasionando o desejo de modificar o próprio corpo através de procedimentos e cirurgias estéticas. A coleta de dados se deu por meio de uma Roda de Conversa e do preenchimento de um formulário estruturado, sendo que a sua análise se pautou na Teoria Crítica, especialmente nos trabalhos de Adorno e Horkheimer (1985), Debord (1997), Sibília (2016) e Pacífico (2021). Os resultados apontam que os filtros de embelezamento interferem na autoestima e criam expectativas irreais sobre a percepção da beleza, ocasionando um círculo vicioso, alimentado pelo vazio existencial. Em contrapartida, a tomada de consciência sobre os condicionantes sociais que alimentam a busca pelo corpo perfeito pode contribuir com o encorajamento e a valorização das características físicas naturais, rompendo com a necessidade de se amoldar aos padrões e quebrando o círculo que as mantém presas à visualização de conteúdos que ignoram a diversidade humana e incentivam o esvaimento da subjetividade.

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Biografia do Autor

Viviane Soares Vilasanti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, 2022). Especialista em “Docência no Ensino Superior” (2016), “Educação, Pobreza e Desigualdade Social” (2017), “Psicopedagogia Clínica e Institucional” (2020), “Educação Especial” (2021) e “Coordenação Pedagógica” (2022). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2013) e em Artes Visuais pela União Brasileira de Faculdades (UniBF, 2022). Professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e da Rede Municipal de Ensino de Paranhos/MS.

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC/UEMS. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Unidade Universitária de Paranaíba. É Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, onde também se graduou em Pedagogia.

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Publicado

02-06-2025

Como Citar

SOARES VILASANTI, Viviane; PACÍFICO, Marsiel. Corpo feminino, adolescência e mundo virtual: narrativas de meninas adolescentes sul-mato-grossenses. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 13, n. 26, p. e025003, 2025. DOI: 10.22484/2318-5694.2025v13id5648. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/triade/article/view/5648. Acesso em: 28 jun. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS