Irmãos Grimm na Netflix

Leitura crítica e proteção de audiências vulneráveis no contexto dos serviços de streaming

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2025v13id5709

Palavras-chave:

codificação, decodificação, estudos culturais

Resumo

A migração do público para os serviços de streaming reavivou o debate sobre a regulação de conteúdo. Marcos legais, como o Marco Civil da Internet e o Sistema de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça, formam uma rede de proteção contra conteúdos prejudiciais. Todavia, a série “Um Conto Sombrio dos Grimm” na Netflix, embora classificada para maiores de 12 anos, gerou controvérsias devido ao seu enredo sombrio e violento. Utilizando os fundamentos dos Estudos Culturais e da Teoria da Recepção, este ensaio analisa a reação negativa dos pais, considerando a complexidade da decodificação de mensagens midiáticas e a influência das representações culturais. Além disso, discute-se a diferença de percepção entre a ficção televisiva e a violência real reportada nos noticiários, sugerindo que a indignação causada pela série pode estar relacionada à identificação dos pais com os personagens e à forma como a violência é representada e percebida por diferentes públicos.

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Biografia do Autor

Alexandra Bujokas de Siqueira, UFTM

Sou graduada em Jornalismo, doutora em Educação e fiz pós-doutorado em Estudos de Mídia na The Open University inglesa. Sou professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, MG, onde coordeno o Programa de Pós-graduação em Educação, ministro a disciplina "Comunicação, Educação e Tecnologias" para a Licenciatura em Geografia, a disciplina "Mídia-educação" para a licenciatura em História e a disciplina "Leitura Crítica da Mídia" para o bacharelado em Serviço Social. No mestrado, ministro a disciplina "Mídia-educação" e colaboro em Seminários de Pesquisa. Oriento alunos de iniciação científica e mestrado. Fui bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig e pesquisadora visitante do Instituto de Tecnologia Educacional da Open University inglesa e do Instituto de Educação da Universidade de Londres, hoje University College London (UCL). Ao longo da minha carreira acadêmica, tive novos projetos financiados pelas agências Capes, CNPq e Fapemig. Já trabalhei como consultor do escritório da UNESCO no Brasil e, atualmente, colaboro com o curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Katyavala Bwila de Angola, onde ministro a disciplina "Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação. Tenho artigos e capítulos de livros publicados, mas o que eu gosto mesmo é de ser blogueira. Escrevo o "Blog da Mídia-educação", onde faço relatos honestos do que é trabalhar com mídias em processos de ensino e aprendizagem.

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Publicado

02-06-2025

Como Citar

VIEIRA, Thereza Carolina Gonçalves; BUJOKAS DE SIQUEIRA, Alexandra. Irmãos Grimm na Netflix: Leitura crítica e proteção de audiências vulneráveis no contexto dos serviços de streaming. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 13, n. 26, p. e025005, 2025. DOI: 10.22484/2318-5694.2025v13id5709. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/triade/article/view/5709. Acesso em: 28 jun. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS