REFLEXIVIDADE EM SAÚDE: INVESTIGAÇÃO FENOMENOLÓGICA DO PROCESSO REFLEXIVO PREVALENTE ENTRE OS FORMANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

  • Karina Tiemi Murata
  • Cristiano Roque Antunes Barreira

Abstract

O presente trabalho buscou identificar e compreender como se dão os processos reflexivos prevalentes na relação interpessoal constituída na atuação pré-profissional de formandos em um curso na área da educação física. Tendo em vista este objetivo, utilizou-se a fenomenologia como um método capaz de identificar o sentido das coisas dadas à consciência. Optou-se também pela utilização adaptada de um roteiro de supervisão para psicólogos do esporte por abordar amplamente os variados aspectos da experiência relacional em contexto de atendimento. Os resultados apontam para a prevalência do modo de pensamento mecanicista como plano de fundo de uma reflexividade causal e restrita durante a atuação pré-profissional destes formandos. Assim, uma atuação dirigida à reflexibilidade, possibilita uma abertura ao relacionamento interpessoal de maneira a incluir o sujeito a quem a prática se destina como agente do processo, e não como simples objeto de intervenção. O método fenomenológico pode auxiliar na manutenção e constante aprimoramento deste processo reflexivo, uma vez que permite compreender as dimensões de ordem existencial da atividade física.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

MURATA, Karina Tiemi; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes. REFLEXIVIDADE EM SAÚDE: INVESTIGAÇÃO FENOMENOLÓGICA DO PROCESSO REFLEXIVO PREVALENTE ENTRE OS FORMANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/avaliacao/article/view/760. Acesso em: 22 may. 2025.

Issue

Section

Artigos