Dossiê - Didática, formação de professores(as) e desenvolvimento profissional

03-06-2025

Chamada aberta de 1º de agosto a 30 de novembro de 2025, com publicação prevista para 2026.

A Quaestio: Revista de Estudos em Educação abre chamada para autores para comporem o dossiê “Didática, formação de professores(as) e desenvolvimento profissional”. Como se constitui a didática de professores(as) no contexto de sua formação e desenvolvimento profissional docente? Que saberes e conhecimentos são necessários ao ensino? Como se aprende a ser professor(a)? Essas e outras questões nos permitem pensar na importância do tema do presente dossiê, como uma possibilidade de acolher uma diversidade de estudos, temas e pesquisas, que possam mostrar as suas múltiplas facetas, experiências e construção de conhecimentos.

Fruto das transformações que estão sendo ocasionadas na sociedade, cultura, economia e educação, sobretudo, nos últimos anos no Brasil, cabe pensar que contribuições têm sido propiciadas no âmbito da didática e da formação de professores(as) e, como docentes aprendem a profissão, fruto da transição entre a formação inicial e a continuada.

A didática, é, portanto, uma área crucial no desenvolvimento das políticas educacionais na educação, da constituição do campo, e de modos a potencializar o ser, saber e fazer de professores(as) nas escolas, universidades e outras tantas instituições educativas e socioculturais. Fatos esses que podem ser destacadas, entre outras, através das contribuições da criação de eventos, publicações e pesquisas na área, como o evento: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) que acontece desde 1982, e a criação da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), que começou recentemente no ano de 2022, entre outros marcos.

Por meio da didática se entrelaçam um conjunto de discussões e perspectivas diversas, entre elas, entremeadas com temas atinentes ao currículo, avaliação, planejamento, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente e outras nas quais podem demonstrar sua fertilidade e contribuições na formação de professores(as), inicial e continuada.

Nesse dossiê, são bem-vindas pesquisas, estudos e reflexões que tematizem a didática docente em suas múltiplas formas, possibilidades e concepções teóricas, metodológicas, críticas e epistemológicas, entre as quais podem se delinear acerca dos eixos:

  • Aprendizagem, inserção, indução e socialização docente;
  • Formação e desenvolvimento profissional docente;
  • Didática de professores(as) iniciantes e experientes;
  • Construção de conhecimentos, saberes e experiências docentes;
  • Pesquisa-formação, histórias de vidas, pesquisas narrativas e (auto)biográficas;
  • A didática docente na sua relação com a avaliação, currículo e planejamento;
  • Didática crítica, intercultural, no contexto da educação integral, complexa e outras nos contextos educativos;
  • Cotidianos escolares e didática na constituição da subjetividade e do trabalho docente;
  • Pesquisar, aprender e ensinar na Educação Infantil, Educação Básica e Ensino Superior;
  • O saber da didática e as políticas curriculares para a formação docente;
  • A pesquisa em didática e suas questões epistemológicas e temas emergentes;
  • Pedagogia, trabalho pedagógico e autonomia profissional docente;
  • Inovações educativas e tecnologias digitais na escola e na formação docente.

Essas e outras temáticas e discussões que se delineiam no entrelaçamento da didática, formação de professores(as) e aprendizagem profissional da docência, podem ser potencialmente significativas para a proposta do dossiê.

Solicitamos aos interessados em submeter trabalhos que se atentem às Regras para Submissão e ao template disponibilizado no site da revista, inclusive com relação ao escopo da revista, tipos de trabalhos aceitos e interstício entre submissões de um mesmo autor. O texto completo deve ser submetido pelo sistema e, em Comentários ao Editor, deve-se informar que se trata do presente dossiê.

O dossiê é coordenado por:

Prof. Dr. Joelson de Sousa Morais (UFMA)

Profa. Dra. Cristina Maria D’Ávila Teixeira (UFBA)

Profa. Dra. Vania Finholdt Angelo Leite (UERJ)