ITA, ITA-IUBA, ITA-IUBA-ETÉ: Considerações Sobre os Vocábulos Indígenas e a Cultura Européia
Resumo
Este artigo é um estudo sobre o teatro de Anchieta, mais especificamente em torno do auto da Pregação Universal, que é considerada a primeira obra de teatro de Anchieta. Obra criada em Tupi, a língua mais falada do Brasil Colônia, pelos nativos e também estrangeiros. Neste artigo pretendemos mostrar a materialidade viva das palavras do auto anchietano em seu contexto sócio ideológico cultural, no caso o Brasil quinhentista. A tentativa era aproximar ao máximo os possíveis significados das falas das personagens em cena para a realidade vivida no período colonial brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .