"Escola de Donas de Casa" e a aprendizagem para ser mãe: o ser mulher portuguesa na década de 1950.

Autores

  • Constantina Xavier Filha

Resumo

Este texto apresenta análises preliminares de estudo que tem como um de seus objetivos compreender os discursos que constituem as normas de vivência e educação feminina. A fonte privilegiada é a Revista Modas e Bordados - suplemento do Jornal "O Século" -, no ano de 1950, mais especificamente em duas seções fixas denominadas: "Página das mães" e "Escola de donas de casa". A revista tem periodicidade semanal e é marcadamente dirigida ao público feminino português, com circulação em todo o país de Portugal. A temática predominante nos artigos selecionados é a educação feminina com base em padrões vigentes da época em questão, privilegiando a "mulher ideal", divulgando normas relativas a aspectos da feminilidade, da vivência da sexualidade, do aprendizado da maternidade e das tarefas de dona de casa. Tais análises serão realizadas em revista brasileira, para estabelecer alguns elementos de aproximação entre as duas realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Constantina Xavier Filha

Professorado departamento de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Downloads

Como Citar

XAVIER FILHA, Constantina. "Escola de Donas de Casa" e a aprendizagem para ser mãe: o ser mulher portuguesa na década de 1950. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1363. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos