A Autoria e a função-autor no livro didático

Autores

  • Eliane Righi de Andrade

Resumo

A autoria nos textos escritos nos confronta com uma questão fundamental: será que aquele que escreve tem o poder de atribuir à sua obra um sentido único, um uso exclusivo daquilo que escreve, utilizando-se de um conjunto de signos que se organiza objetivamente em texto e que se consolida em livro na forma impressa? Cada usuário realiza suas próprias operações sobre um bem cultural qualquer, de modo que isso o torna, de alguma maneira, co-autor das diversas produções. Isso não significa, no entanto, que os autores não imprimam uma direção, um possível olhar para os textos que escrevem e que vai se alterando, ganhando novos contornos, no processo de fabricação do livro com o trabalho daqueles que o manipulam. Qual seria especificamente a função autor nos livros didáticos na atualidade e o papel do professor como um de seus usuários?.

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Biografia do Autor

Eliane Righi de Andrade

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

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Como Citar

ANDRADE, Eliane Righi de. A Autoria e a função-autor no livro didático. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1364. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos