Novas Fronteiras da Ação Sindical no campo Educacional
Resumo
Apresenta-se neste trabalho uma retrospectiva histórica da ação sindical no campo educacional. A ação sindical institucional, que ganhou cada vez mais centralizada sob a perspectiva de um sindicalismo propositivo, que encontrou persistentes dificuldades em processar a passagem entre mobilização social, proposição, disputa de políticas públicas alternativas e participação na sua execução, dispõe agora de condições com as quais jamais contou. Um novo campo de possibilidades se configura, embora os riscos sejam igualmente significativos. Cabe ao sindicalismo e, em particular, à CUT estar à altura de aproveitar as oportunidades e consolidar-se como a central sindical da mobilização, da contratação e da proposição, procurando combinar cada uma dessas frentes de modo a potencializarem-se mutuamente.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .