A instituição universidade e sua responsabilidade social:
Resumo
O texto faz considerações sobre o sentido social da universidade, focalizando a questão no trabalho especificamente acadêmico, ou seja, na relevância social que devem ter o ensino e a pesquisa. Estes âmbitos são hoje fundamentalmente dominados pela racionalidade instrumental que prioriza a eficiência prática com viés econômico. A performance científico/tecnológica relega os sentidos humanos a um nível secundário. Não basta também, que se volte para o atendimento de demandas sociais que emerjam do interior dessa mesma racionalidade. Na opinião do autor, importa redescobrir o sentido social da universidade na produção de conhecimentos (ciência para quê e para quem?) e na formação de acadêmicos para a responsabilidade social.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .