Da Universidade modelo aos modelos de universidade
Resumo
Este trabalho inicia com a valorização do método dos modelos aplicados à história da Educação Superior. Em seguida, examina-se o modelo corporativo de universidade gerado na Idade Média, passa-se pelos modelos ditos “clássicos modernos” (francês, alemão, inglês e norte americano) e chega—se aos modelos contemporâneos. Constata-se, então, que o modelo democrático-nacional-participativo está sendo superado hegemonicamente pelo neoliberal-globalista-plutimodal, cuja crítica é feita com base no referencial crítico-cultural-popular.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .