Dimensões atitudinais do alfabetismo
Resumo
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada junto a jovens e adultos de forma a estabelecer competências e comportamento de jovens e adultos de nenhuma ou pouco escolaridade. A pesquisa foi realizada em São Paulo como parte do projeto latino-americano promovido pela OREALC - Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe, sob a coordenação de Maria Isabel Infante. Partiu da definição de analfabetismo funcional proposta pela Unesco: "uma pessoa funcionalmente analfabeta é aquela que não pode participar de todas as atividades nas quais a alfabetização é requerida para uma atuação eficaz em seu grupo e comunidade, e que lhe permitem, também, continuar usando a leitura, a escrita e ao cálculo a serviço de seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento da sua comunidade" (INFANTE, 1994 a, p. 7). Dessa definição, formulou-se a hipótese sobre a relação entre a capacidade de ler e escrever e a assunção de certas orientações atitudinais que compreendem aspectos comportamentais e valorativos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .