Educação e Emancipação

Autores

  • Maria Rosa Sancho Moreira Máximo

Resumo

O estudo trata dos textos Educação - para quê?, Educação contra a barbárie e Educação e emancipação, em que se trava uma discussão entre Adorno e Becker, a partir das concepções de educação do primeiro. Adorno fala da importância de uma educação transformadora, que conscientize os sujeitos e lhes dê condições de auto-reflexão crítica, com o objetivo de evitar o retorno de atitudes destrutivas do fascismo /nazismo. No confronto de idéias Adorno-Becker, ficam evidentes a posição hegeliana de Adorno e a Marxista de Becker. Adorno defende uma educação voltada para a conscientização e posterior emancipação do sujeito, isto se daria pela reflexão que conduz à transformação. Para ele, a auto-realização acontece de forma dinâmica, dialética e interna. Becker acrescenta uma série de possibilidades de efetivar o ideal de educação posto por Adorno, em termos de práticas educacionais. Para Becker, o ensino formal é essencial para diminuir as diferenças sociais tão evidentes no início da educação sistematizada.

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Biografia do Autor

Maria Rosa Sancho Moreira Máximo

Mestranda em Educação pela Universidade do Contestado.

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Como Citar

MÁXIMO, Maria Rosa Sancho Moreira. Educação e Emancipação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 2, n. 1, 2000. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1444. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos