Educação e Emancipação

Autores

  • Maria Rosa Sancho Moreira Máximo

Resumo

O estudo trata dos textos Educação - para quê?, Educação contra a barbárie e Educação e emancipação, em que se trava uma discussão entre Adorno e Becker, a partir das concepções de educação do primeiro. Adorno fala da importância de uma educação transformadora, que conscientize os sujeitos e lhes dê condições de auto-reflexão crítica, com o objetivo de evitar o retorno de atitudes destrutivas do fascismo /nazismo. No confronto de idéias Adorno-Becker, ficam evidentes a posição hegeliana de Adorno e a Marxista de Becker. Adorno defende uma educação voltada para a conscientização e posterior emancipação do sujeito, isto se daria pela reflexão que conduz à transformação. Para ele, a auto-realização acontece de forma dinâmica, dialética e interna. Becker acrescenta uma série de possibilidades de efetivar o ideal de educação posto por Adorno, em termos de práticas educacionais. Para Becker, o ensino formal é essencial para diminuir as diferenças sociais tão evidentes no início da educação sistematizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosa Sancho Moreira Máximo

Mestranda em Educação pela Universidade do Contestado.

Downloads

Como Citar

MÁXIMO, Maria Rosa Sancho Moreira. Educação e Emancipação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 2, n. 1, 2000. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1444. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos