A atividade enquanto instrumento da competência social em crianças
Resumo
O trabalho se propôs a investigar o desempenho interativo de grupos de crianças de 8 a 10 anos de idade durante a execução de atividades com jogos. A amostra foi composta por 15 escolares portadores de queixas de distúrbios de aprendizagem associados a problemas de atenção e comportamento. Os participantes foram divididos em 3 grupos de 5 crianças, sendo dois grupos experimentais e um grupo controle. Aos grupos experimentais, foi proposto que construíssem jogos e os jogassem, enquanto as crianças do grupo controle participaram de brincadeiras com jogos industrializados. O tipo de interferência que o adulto exerceu nas interações das crianças também foi analisado. Os dados foram coletados com o auxílio de um equipamento de vídeo-teipe. Os resultados mostraram que tanto os grupos experimentais como o grupo controle obtiveram ganhos com a intervenção proposta. As áreas de Linguagem e Social foram as mais desenvolvidas nos três grupos estudados, porém as atividades propostas para os grupos experimentais proporcionaram maior número de interações sociais, mostrando que a forma como se oferecem os estímulos é fundamental para os resultados que se pretende obter. A presença do adulto interferiu no desempenho das crianças, determinando maior organização das interações nos grupo.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .