Escola e violência: uma dúzia de pontos para proto socorro
Resumo
Neste artigo, toma-se como objeto de reflexão comportamentos escolares ou impróprios e busca-se, a partir de referenciais psicanalíticos, compreender sua origem no interior da própria relação pedagógica. Na análise, identifica-se a dificuldade de a escola e o professor compreenderem a motivação juvenil e necessidade que o jovem tem um referencial - o Pai - que lhe permita reposicionar-se no jogo escolar. Nesse sentido, tanto os comportamentos supostamente "bonzinhos" como os de indignação antes promovem do que inibem atitudes agressivas do aluno. Argumentando que a quaestão amorosa não é constitutiva do processo pedagógico, conclui-se que o professor deve assumir, na relação professor-aluno um postura mais determinada e afirmativa, fazendo valer sua autoridade.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .