Educação escolar como movimento prisional na penitênciária Estadual de Maringá.

Autores

  • Rita Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Selson Garutti Professor de Filosofia pelo Estado do Paraná

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo quali-quantitativo exploratório, que tem por objetivo analisar a evolução escolar dos alunos apenados da Penitenciaria Estadual de Maringá (PEM). No que diz respeito às discussões do processo educacional constituído no interior da PEM, sobre qual deva ser o papel educativo na ressocialização dos apenados entre os anos de 2006 a 2010, as análises foram feitas sob uma perspectiva histórica dialética e conclui-se que a elevação do nível escolar é essencial para que todos os apenados consigam melhores oportunidades de trabalho e inserção social após o cumprimento de sua pena.

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Biografia do Autor

Rita Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Professora do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG).

Selson Garutti, Professor de Filosofia pelo Estado do Paraná

Licenciado em Filosofia pela USC e História pela UEM, Especialista em pesquisa educacional pela UEM e Mestre em Ciências da Religião pela PUCSP. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Professor de Filosofia pelo Estado do Paraná

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Como Citar

OLIVEIRA, Rita Cássia da Silva; GARUTTI, Selson. Educação escolar como movimento prisional na penitênciária Estadual de Maringá. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1634. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos