Uma aprendizagem lenta da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n3p721-737

Resumo

O pequeno espaço dessa escrita interessa-se por adentrar na construção de um pensamento. Nele, escola e educação física são os territórios privilegiados para indagar suas funções sociais. A aprendizagem e o fundamento possuem a incumbência de serem maneiras de aproximar-se do que podem tais territórios. Diante de inúmeras imprevisibilidades que essa construção e o caminho aqui escolhido podem gerar, a atenção se direciona para os afetos que rodeiam os encontros dos corpos e as seleções daquilo que lhes convém. Sobre as transformações que os conteúdos da educação física precisam sofrer para estarem presentes no espaço e tempo escolares, há uma implicação naquilo que se entende por aprender e naquilo que se inventa ao pensar uma cultura. Enfim, trata-se de maneiras de perceber o mundo, suas relações e articulações naquilo que foge do controle absolutamente e sua difícil mensuração – uma vida.

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Biografia do Autor

Vivian Marina Redi Pontin, multiTão (UNICAMP)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - Labjor/Nudecri e Instituto de Estudos da Linguagem, ambos da Unicamp. Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH - Unicamp. Pesquisadora do grupo-CNPq - multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações.

Publicado

19-12-2018

Como Citar

PONTIN, Vivian Marina Redi. Uma aprendizagem lenta da vida. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n3p721-737. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3235. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos