O protagonismo da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (1946-1962)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p763-784

Palavras-chave:

Escola Nova, Educação tecnológica, Hegemonia.

Resumo

Sob o ponto de vista do materialismo histórico e dialético, o presente artigo busca analisar o protagonismo da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI) entre 1946 e 1962, em suas ações de promoção da hegemonia burguesa. Tomando como fonte histórica o Boletim da CBAI, observa-se a ampliação do Estado na interpenetração entre público e privado. A burguesia brasileira movimentou seus intelectuais orgânicos e os empenhou na solidificação do liberalismo, de modo que a inculcação do American way of life fosse guiada pelo americanismo e o fordismo, como na análise de Gramsci. O escolanovismo na educação técnica industrial foi a estratégia que os donos do poder usaram para operar a manutenção da ordem liberal burguesa. O princípio da unificação diferenciadora foi divulgado nestas escolas para entranhar estes pressupostos na mentalidade dos trabalhadores, a fim de manter a sociedade organizada em classes antagônicas.

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Biografia do Autor

Talita Francieli Bordignon, Universidade Federal de Goiás

Professora Adjunta de História da Educação na Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel e licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Franca) e pedagoga pelo Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson". 

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Publicado

05-11-2021

Como Citar

BORDIGNON, Talita Francieli. O protagonismo da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (1946-1962). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 763–784, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p763-784. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3813. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda