Desenvolvimento de saberes experienciais sobre o trabalho infantil doméstico
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5187Palavras-chave:
saberes docentes, trabalho infantil doméstico, anos iniciais do ensino fundamental.Resumo
A legislação pátria veda a exploração do trabalho infantil doméstico, entretanto os indicadores oficiais evidenciam que esta prática atinge milhares de crianças. Contrapondo-nos a exploração do trabalho infantil e assumindo os saberes docentes como via de identificação e intervenção dessa prática, buscamos revelar e discutir “Quais são os saberes docentes relativos ao trabalho infantil doméstico desenvolvidos por professores dos anos iniciais a partir de uma ação formativa voltada a esse tema?” Ancorados em Tardif, realizamos uma investigação qualitativa mediante uma atividade formativa, centrada em conteúdos do Direito e da Educação, que envolveu dezesseis professores dos anos iniciais. O material empírico consistiu nas transcrições dos encontros, notas de campo e questionário. A análise evidenciou saberes sobre as implicações e desafios do trabalho infantil nos processos educativos, conhecimento dos contextos escolares e dos alunos e seu potencial à identificação do trabalho infantil doméstico, implicações dos aspectos socioeconômicos na incidência do trabalho infantil e do trabalho infantil doméstico no desenvolvimento das crianças, possibilidades de intervenção em sala de aula. O desenvolvimento de saberes pode fornecer ao professor subsídios teóricos e práticos para identificar, caracterizar e intervir nas práticas de trabalho infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrícia Tassi, Adriana Richit

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .