Desenvolvimento de saberes experienciais sobre o trabalho infantil doméstico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5187

Palavras-chave:

saberes docentes, trabalho infantil doméstico, anos iniciais do ensino fundamental.

Resumo

A legislação pátria veda a exploração do trabalho infantil doméstico, entretanto os indicadores oficiais evidenciam que esta prática atinge milhares de crianças. Contrapondo-nos a exploração do trabalho infantil e assumindo os saberes docentes como via de identificação e intervenção dessa prática, buscamos revelar e discutir “Quais são os saberes docentes relativos ao trabalho infantil doméstico desenvolvidos por professores dos anos iniciais a partir de uma ação formativa voltada a esse tema?” Ancorados em Tardif, realizamos uma investigação qualitativa mediante uma atividade formativa, centrada em conteúdos do Direito e da Educação, que envolveu dezesseis professores dos anos iniciais. O material empírico consistiu nas transcrições dos encontros, notas de campo e questionário. A análise evidenciou saberes sobre as implicações e desafios do trabalho infantil nos processos educativos, conhecimento dos contextos escolares e dos alunos e seu potencial à identificação do trabalho infantil doméstico, implicações dos aspectos socioeconômicos na incidência do trabalho infantil e do trabalho infantil doméstico no desenvolvimento das crianças, possibilidades de intervenção em sala de aula. O desenvolvimento de saberes pode fornecer ao professor subsídios teóricos e práticos para identificar, caracterizar e intervir nas práticas de trabalho infantil.

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Biografia do Autor

Patrícia Tassi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo. Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP. Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade e Lisboa, Lisboa. Professora, nível adjunto IV, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias-GEPEM@T e membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática-GPIMEM. 

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

TASSI, Patrícia; RICHIT, Adriana. Desenvolvimento de saberes experienciais sobre o trabalho infantil doméstico. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024017, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5187. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5187. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda