A EXPRESSÃO “TECNOLOGIA(S)” EM PRODUÇÕES DA XI CNMEM SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA QUE ABARCAM A FORMAÇÃO DE PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5296Palavras-chave:
modelagem matemática, tecnologias, formação de professores.Resumo
A Modelagem Matemática no contexto da Educação Matemática tem conquistado espaços de práticas e pesquisas nos diferentes níveis de ensino. Essa conquista abre um horizonte de possibilidades para investigações que nos levam a refletir sobre inúmeros aspectos. Neste cenário, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o(s) uso(s) da expressão “tecnologia(s)” em produções científicas de uma edição da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (CNMEM) que abarcam, de algum modo, a Formação de Professores. A interrogação que moveu esta pesquisa é: Como a expressão “tecnologia(s)” se revela nas produções da XI CNMEM que, de algum modo, abarcam a Formação de Professores? Para tanto, foram selecionadas aquelas produções que se relacionavam à Formação de Professores e nelas investigamos o uso da expressão admitida. A análise foi subsidiada pelo movimento fenomenológico, consistindo no destaque de expressões que convergem para unidades de significado e avançamos no movimento de convergência entre elas. Movimento este que revelou a expressão tecnologia(s) em referências e nomenclaturas na produção sobre Modelagem Matemática e, tecnologia(s) como uma das Tendências em Educação Matemática articulada à Modelagem Matemática. Em linhas gerais, essa presença nas produções indicou como a(s) tecnologia(s) se articula(m) na investigação temática, Modelagem Matemática desde teorizações, os usos e as repercussões desses usos de tecnologia(s) e Modelagem Matemática nos contextos de ensino e aprendizagem e de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wellington Piveta Oliveira, Bruna Carla Alves Falleiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .