A EXPRESSÃO “TECNOLOGIA(S)” EM PRODUÇÕES DA XI CNMEM SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA QUE ABARCAM A FORMAÇÃO DE PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5296

Palavras-chave:

modelagem matemática, tecnologias, formação de professores.

Resumo

A Modelagem Matemática no contexto da Educação Matemática tem conquistado espaços de práticas e pesquisas nos diferentes níveis de ensino. Essa conquista abre um horizonte de possibilidades para investigações que nos levam a refletir sobre inúmeros aspectos. Neste cenário, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o(s) uso(s) da expressão “tecnologia(s)” em produções científicas de uma edição da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (CNMEM) que abarcam, de algum modo, a Formação de Professores. A interrogação que moveu esta pesquisa é: Como a expressão “tecnologia(s)” se revela nas produções da XI CNMEM que, de algum modo, abarcam a Formação de Professores? Para tanto, foram selecionadas aquelas produções que se relacionavam à Formação de Professores e nelas investigamos o uso da expressão admitida. A análise foi subsidiada pelo movimento fenomenológico, consistindo no destaque de expressões que convergem para unidades de significado e avançamos no movimento de convergência entre elas. Movimento este que revelou a expressão tecnologia(s) em referências e nomenclaturas na produção sobre Modelagem Matemática e, tecnologia(s) como uma das Tendências em Educação Matemática articulada à Modelagem Matemática. Em linhas gerais, essa presença nas produções indicou como a(s) tecnologia(s) se articula(m) na investigação temática, Modelagem Matemática desde teorizações, os usos e as repercussões desses usos de tecnologia(s) e Modelagem Matemática nos contextos de ensino e aprendizagem e de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Piveta Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Avançado de Jandaia do Sul. 

Bruna Carla Alves Falleiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus Paranavaí. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Atualmente, é professora na rede pública de Educação Básica do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

29-08-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Wellington Piveta; FALLEIRO, Bruna Carla Alves. A EXPRESSÃO “TECNOLOGIA(S)” EM PRODUÇÕES DA XI CNMEM SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA QUE ABARCAM A FORMAÇÃO DE PROFESSOR. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025027, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5296. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5296. Acesso em: 29 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda