UMA CAMINHADA DO SINGULAR AO PLURAL
LETRAMENTOS DENTRO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5330Palavras-chave:
letramento, letramentos, formação continuada.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar quais concepções de letramento apoiam as práticas docentes no tocante à leitura no território dos anos iniciais da educação básica. Essa proposta se justifica pelas necessidades inerentes às relações de sentido imbricadas na leitura como instrumento de poder em meio a uma sociedade que retrata as diversas culturas do escrito. Os dados para análise foram extraídos de narrativas escritas por professores no início e no final de cinco encontros formativos, a partir de um instrumento denominado, ilustrativamente, como “cápsula do tempo”. Neste movimento, percebeu-se como ancorar as atividades leitoras desenvolvidas em sala de aula para além da decodificação do sistema alfabético, observando a pluralidade na perspectiva dos letramentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Paula Machado Teixeira, Mônica de Souza, Veronice Camargo da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .