UMA LEITURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5490

Palavras-chave:

BNCC, ensino de ciências, epistemologia.

Resumo

Considerando-se que a educação em ciências tem papel fundamental na formação humana integral, bem como na construção de uma visão mais ampla de mundo e de sociedade, e que o ensino de ciências na educação básica deve favorecer a formação de pessoas com espírito crítico e capacidade interventiva no mundo, com vistas à melhoria da qualidade de vida individual e coletiva, este estudo tem por objetivo discutir as bases epistemológicas da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências no Ensino Fundamental. O estudo é de abordagem qualitativa e do tipo documental, e visa a analisar o conteúdo manifesto e latente do documento da Base Nacional Comum Curricular. O estudo da área de Ciências da Natureza do documento da Base Nacional Comum Curricular centra-se no discurso que o texto informa, no contexto, em sua utilização e em sua função. Nota-se que, apesar de anunciar um ensino convergente com os estudos atuais sobre educação em ciências, a proposta de ensino de ciências presente na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental está desvinculada de questões sociais que afetam e interferem na vida dos estudantes e não favorece a articulação entre diferentes elementos para a construção da ciência, distanciando-se, assim, das discussões atuais do campo da educação em ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimara Del Pozzo Basso, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária - GEPPU, Unesp, Rio Claro/SP. 

Downloads

Publicado

20-05-2025

Como Citar

BASSO, Lucimara Del Pozzo. UMA LEITURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025024, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5490. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5490. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda