UMA LEITURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5490Palavras-chave:
BNCC, ensino de ciências, epistemologia.Resumo
Considerando-se que a educação em ciências tem papel fundamental na formação humana integral, bem como na construção de uma visão mais ampla de mundo e de sociedade, e que o ensino de ciências na educação básica deve favorecer a formação de pessoas com espírito crítico e capacidade interventiva no mundo, com vistas à melhoria da qualidade de vida individual e coletiva, este estudo tem por objetivo discutir as bases epistemológicas da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências no Ensino Fundamental. O estudo é de abordagem qualitativa e do tipo documental, e visa a analisar o conteúdo manifesto e latente do documento da Base Nacional Comum Curricular. O estudo da área de Ciências da Natureza do documento da Base Nacional Comum Curricular centra-se no discurso que o texto informa, no contexto, em sua utilização e em sua função. Nota-se que, apesar de anunciar um ensino convergente com os estudos atuais sobre educação em ciências, a proposta de ensino de ciências presente na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental está desvinculada de questões sociais que afetam e interferem na vida dos estudantes e não favorece a articulação entre diferentes elementos para a construção da ciência, distanciando-se, assim, das discussões atuais do campo da educação em ciências.
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