“POSSO ME DESENHAR NO MAPA?”

AS CRIANÇAS, A HORTA E AS GEOGRAFIAS COM A VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5566

Palavras-chave:

mapa vivencial, geografia da infância, anos iniciais.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma proposta desenvolvida no contexto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em que um grupo de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Canoas (RS) foi convidado, a partir de uma visita/aproximação com uma horta comunitária do bairro, a criar um mapa vivencial coletivo do espaço da horta. A elaboração do mapa visa documentar geograficamente a atividade e valorizar as lógicas das crianças. Nesse sentido, busca-se compreender como as propostas didáticas mediadas com a Geografia Escolar mobilizam as vivências e a autoria das crianças. O trabalho parte dos pressupostos da Geografia da Infância, além de estar subsidiado por autores que versam sobre a Geografia Escolar. A investigação foi conduzida a partir de um estudo etnográfico, que destaca o protagonismo e a autoria infantil. A pesquisa reafirmou que a espacialidade das crianças transcende a sala de aula, o que confere múltiplos significados aos conhecimentos geográficos. Além disso, a construção coletiva do mapa demonstra que as crianças traduzem as suas vivências espaciais na constituição da sua plenitude geográfica. As crianças, convidadas a compor as propostas levando em consideração suas autorias, criam mundos outros, mundos próprios, que revelam o seu vasto repertório de relações, ações e (in)conclusões, que demonstram maneiras muito particulares de vivenciar o espaço e que culminam na produção de muitas espacialidades infantis.

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Biografia do Autor

Vitória Ângela Paim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é mestranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Ensino de Geografia. Ainda atua como professora de Geografia da educação básica nos anos finais do fundamental e ensino médio. Também é educadora popular, ministrando aulas de Geografia em um curso pré-vestibular popular, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Denise Theves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Estudos Sociais - Licenciatura Curta e Geografia Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul(UNISC). Mestrado em Geografia (UFRGS). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS) Linha de Ensino de Geografia. Atualmente é professora na UFRGS, Faculdade de Educação (FACED), Departamento de Ensino e Currículo (DEC), Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGeo), ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado em Geografia I e II na Licenciatura em Geografia e Espacialização da Vida e Geografia com as crianças na Licenciatura em Pedagogia. 

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Publicado

29-08-2025

Como Citar

PAIM, Vitória Ângela; THEVES, Denise. “POSSO ME DESENHAR NO MAPA?”: AS CRIANÇAS, A HORTA E AS GEOGRAFIAS COM A VIDA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025029, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5566. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5566. Acesso em: 29 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas de Ensino, Linguagens e Metodologias na Educação Geográfica”