CONCEPÇÕES DO CONTEÚDO E SUAS ABORDAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5570

Palavras-chave:

BNCC, currículo de referência de Minas Gerais, formação de professores.

Resumo

O presente trabalho é norteado pela questão: como professores de Geografia estão, ou não, se apropriando e articulando de uma outra concepção de conteúdo, bem como, de novas formas de ensino, apontadas no texto do Currículo de Referência de Minas Gerais? Para respondê-la, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa. Foram interpretados 50 registros de Estágios Supervisionados de Licenciatura em Geografia II, decorrentes da observação de práticas pedagógicas de professores de escolas públicas, atuantes nos anos finais do ensino fundamental. As observações foram produzidas por alunos dos cursos de licenciatura em Geografia de duas Instituições Federais de Ensino Superior e decorrem de estágios realizados em escolas localizadas em quinze municípios distintos, somam-se às observações, um total de 26 entrevistas semi-estruturadas realizadas pelos estagiários a partir de cinco questões. Os professores afirmaram, na entrevista e em outros momentos do Estágio Supervisionado a ausência de uma formação efetiva, que acompanhasse a implementação do novo currículo. Do total dos sujeitos desta investigação, cinco consideravam o novo currículo inadequado e 21 afirmaram ter achado o novo currículo interessante, vendo possibilidades de uma proposta para o ensino de Geografia e que esta poderia mobilizar o interesse dos alunos. Todavia, esses mesmos 21 professores declararam não conseguir produzir proposta de ensino em direção ao que constitui o CRMG. Esses dados demonstram um distanciamento dos professores frente aos referenciais teóricos que mobilizaram a argumentação desse texto, tanto para interpretação da BNCC e do CRMG, como para a compreensão de conteúdo a partir dessas proposições curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Assis da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Atua na formação de professores e desenvolve pesquisa em Ensino de Geografia, com ênfase no desenvolvimento do raciocínio geográfico e na intepretação de situações geográficas. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática e Ensino de Geografia - GEPPEG. 

 

Valéria de Oliveira Roque Ascenção, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Faculdade de Educação- FAE/UFMG e doutorado em Geografia e Análise Ambiental pelo Instituto de Geociências/UFMG, com ênfase no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. É Professora Associada III no curso de licenciatura em Geografia do IGC/UFMG, atuando na formação de professores, nível graduação, ministrando as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado- Licenciatura; Linguagens e Ensino de Geografia, Didática em Geografia. 

Downloads

Publicado

29-08-2025

Como Citar

SILVA RIBEIRO, Patrícia Assis da; ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque. CONCEPÇÕES DO CONTEÚDO E SUAS ABORDAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025030, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5570. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5570. Acesso em: 29 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas de Ensino, Linguagens e Metodologias na Educação Geográfica”