CONCEPÇÕES DO CONTEÚDO E SUAS ABORDAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5570Palavras-chave:
BNCC, currículo de referência de Minas Gerais, formação de professores.Resumo
O presente trabalho é norteado pela questão: como professores de Geografia estão, ou não, se apropriando e articulando de uma outra concepção de conteúdo, bem como, de novas formas de ensino, apontadas no texto do Currículo de Referência de Minas Gerais? Para respondê-la, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa. Foram interpretados 50 registros de Estágios Supervisionados de Licenciatura em Geografia II, decorrentes da observação de práticas pedagógicas de professores de escolas públicas, atuantes nos anos finais do ensino fundamental. As observações foram produzidas por alunos dos cursos de licenciatura em Geografia de duas Instituições Federais de Ensino Superior e decorrem de estágios realizados em escolas localizadas em quinze municípios distintos, somam-se às observações, um total de 26 entrevistas semi-estruturadas realizadas pelos estagiários a partir de cinco questões. Os professores afirmaram, na entrevista e em outros momentos do Estágio Supervisionado a ausência de uma formação efetiva, que acompanhasse a implementação do novo currículo. Do total dos sujeitos desta investigação, cinco consideravam o novo currículo inadequado e 21 afirmaram ter achado o novo currículo interessante, vendo possibilidades de uma proposta para o ensino de Geografia e que esta poderia mobilizar o interesse dos alunos. Todavia, esses mesmos 21 professores declararam não conseguir produzir proposta de ensino em direção ao que constitui o CRMG. Esses dados demonstram um distanciamento dos professores frente aos referenciais teóricos que mobilizaram a argumentação desse texto, tanto para interpretação da BNCC e do CRMG, como para a compreensão de conteúdo a partir dessas proposições curriculares.
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