IMAGENS DIGITAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA

REFLEXÕES SOBRE O NOVO CORPUS DE IMAGENS GEOGRÁFICAS E O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO PARA O SEU ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5571

Palavras-chave:

imagens digitais, formação de professores de geografia, instrução visual.

Resumo

Assumimos a potência das imagens na educação geográfica pois elas apresentam determinadas formas de compreender e intervir no espaço. Porém, pesquisamos como afeta a proliferação de imagens digitais o corpus de imagens considerado relevante para o ensino de Geografia. A secção introdutória desenvolverá uma breve análise do carácter visual da Geografia e da conformação do seu corpus de imagens. Em seguida, analisaremos as novas práticas que os professores constroem com a incorporação de imagens digitais. Finalmente, reflectiremos sobre um suporte específico para a sua inclusão: os diapositivos Power Point. Traçaremos algumas continuidades entre estas projeções digitais e outras projeções que foram usadas na história do ensino da Geografia e argumentaremos que elas são parte do código da disciplina. Descreveremos também os novos usos e vantagens que assumem no atual contexto da educação virtual e híbrida. Esta análise baseia-se em entrevistas e materiais didáticos fornecidos pelos professores de duas escolas de formação de professores de Geografia da cidade de Córdoba (Argentina): o Instituto de Educação Superior Simón Bolívar e o Instituto Superior do Professor Antonio Sobral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Rita Maldonado, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas- Centro de Investigaciones Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba

Actualmente se encuentra cursando el doctorado en Geografía en la Universidad de Buenos Aires con financiamiento del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET).Profesora y Licenciada en Histora y Especialista en la Enseñanza de las Ciencias Sociales con mención en Geografía por la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.  Es profesora asistente en la Cátedra de Geografía Humana de la Escuela de Historia, Facultad de Filosfía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba. 

 

Verónica Carolina Hollman, CONICET- Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras. Instituto de Geografía.

Doctora en Ciencias Sociales por FLACSO, Sede Argentina y Master of Arts por la University of British Columbia, Vancouver. Investigadora Independiente del CONICET con sede en el Instituto de Geografía de la Universidad de Buenos Aires. 

Publicado

29-08-2025

Como Citar

MALDONADO, María Rita; HOLLMAN, Verónica Carolina. IMAGENS DIGITAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE O NOVO CORPUS DE IMAGENS GEOGRÁFICAS E O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO PARA O SEU ENSINO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025031, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5571. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5571. Acesso em: 29 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas de Ensino, Linguagens e Metodologias na Educação Geográfica”