IMAGENS DIGITAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA
REFLEXÕES SOBRE O NOVO CORPUS DE IMAGENS GEOGRÁFICAS E O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO PARA O SEU ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5571Palavras-chave:
imagens digitais, formação de professores de geografia, instrução visual.Resumo
Assumimos a potência das imagens na educação geográfica pois elas apresentam determinadas formas de compreender e intervir no espaço. Porém, pesquisamos como afeta a proliferação de imagens digitais o corpus de imagens considerado relevante para o ensino de Geografia. A secção introdutória desenvolverá uma breve análise do carácter visual da Geografia e da conformação do seu corpus de imagens. Em seguida, analisaremos as novas práticas que os professores constroem com a incorporação de imagens digitais. Finalmente, reflectiremos sobre um suporte específico para a sua inclusão: os diapositivos Power Point. Traçaremos algumas continuidades entre estas projeções digitais e outras projeções que foram usadas na história do ensino da Geografia e argumentaremos que elas são parte do código da disciplina. Descreveremos também os novos usos e vantagens que assumem no atual contexto da educação virtual e híbrida. Esta análise baseia-se em entrevistas e materiais didáticos fornecidos pelos professores de duas escolas de formação de professores de Geografia da cidade de Córdoba (Argentina): o Instituto de Educação Superior Simón Bolívar e o Instituto Superior do Professor Antonio Sobral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 María Rita Maldonado, Verónica Carolina Hollman

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .