ATLAS TÁTIL DO ESTADO DE SERGIPE
METODOLOGIA, FUNCIONALIDADE E ACESSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5574Palavras-chave:
cartografia tátil, atlas escolar, ensino de geografia.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a produção do Atlas Tátil do Estado de Sergipe, discutindo os procedimentos metodológicos envolvidos na confecção de mapas táteis e as aplicações dessas representações no processo de ensino de Geografia, visando uma aprendizagem multissensorial e inclusiva para os estudantes da escola básica. Considerando que os mapas táteis são recursos didáticos para alunos com deficiência visual e normovisuais, e necessitam de um processo metodológico para sua elaboração, este trabalho se debruça sobre os elementos da Cartografia Tátil e Escolar. A partir de uma revisão da literatura, aborda a metodologia, a funcionalidade e a acessibilidade contidos em um atlas tátil, com a intenção de disseminar o uso de materiais cartográficos e demonstrar como alunos e professores de Geografia podem se beneficiar deles em sala de aula.
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