GEOGRAFIAS NO “AVESSO”
IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA E EXERCÍCIOS DE ATENÇÃO COM A LITERATURA NA PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5590Palavras-chave:
imaginação geográfica, literatura, exercícios de atenção.Resumo
O que podem nossas imaginações geográficas diante da produção de outros modos de pensar-com o espaço? Mobilizadas por essa questão, apresentamos, neste artigo, desdobramentos de duas pesquisas realizadas no âmbito da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”. A articulação entre essas pesquisas se dá pela investigação entre imagens, educação geográfica e a preparação para a docência. Tomamos como referência a perspectiva de imaginação geográfica de Doreen Massey, sugerindo exercícios de atenção com a literatura brasileira como meio de produzir desvios nas concepções hegemônicas de espaço. Dessa forma, as narrativas apresentadas pela literatura instigaram-nos a pensar e propor a estudantes que fizeram parte do Programa de Residência Pedagógica do curso de Geografia – Licenciatura, da Universidade Federal do Paraná, a leitura e a análise da obra O avesso da pele, de Jeferson Tenório. Consideramos a cartografia como metodologia na construção de um corpo atento e aberto ao que acontece. Assim, as anotações em caderno, as conversas e os registros elaborados pelos estudantes foram mobilizados para pensar as imaginações geográficas produzidas pela leitura e os atravessamentos de questões interseccionais, como o racismo e a negritude. Ao acionarmos a noção de espaço como aberto e múltiplo, em que estórias e trajetórias coexistam e estejam sempre por fazer-se, compreendemos os exercícios de atenção com a literatura como encontros capazes de desestabilizar nossas estratégias para pensar-com o espaço e os processos formativos na educação geográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raphaela de Toledo Desiderio, Karina Rousseng Dal Pont

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .