GEOGRAFIAS NO “AVESSO”

IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA E EXERCÍCIOS DE ATENÇÃO COM A LITERATURA NA PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5590

Palavras-chave:

imaginação geográfica, literatura, exercícios de atenção.

Resumo

O que podem nossas imaginações geográficas diante da produção de outros modos de pensar-com o espaço? Mobilizadas por essa questão, apresentamos, neste artigo, desdobramentos de duas pesquisas realizadas no âmbito da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”. A articulação entre essas pesquisas se dá pela investigação entre imagens, educação geográfica e a preparação para a docência. Tomamos como referência a perspectiva de imaginação geográfica de Doreen Massey, sugerindo exercícios de atenção com a literatura brasileira como meio de produzir desvios nas concepções hegemônicas de espaço. Dessa forma, as narrativas apresentadas pela literatura instigaram-nos a pensar e propor a estudantes que fizeram parte do Programa de Residência Pedagógica do curso de Geografia – Licenciatura, da Universidade Federal do Paraná, a leitura e a análise da obra O avesso da pele, de Jeferson Tenório. Consideramos a cartografia como metodologia na construção de um corpo atento e aberto ao que acontece. Assim, as anotações em caderno, as conversas e os registros elaborados pelos estudantes foram mobilizados para pensar as imaginações geográficas produzidas pela leitura e os atravessamentos de questões interseccionais, como o racismo e a negritude. Ao acionarmos a noção de espaço como aberto e múltiplo, em que estórias e trajetórias coexistam e estejam sempre por fazer-se, compreendemos os exercícios de atenção com a literatura como encontros capazes de desestabilizar nossas estratégias para pensar-com o espaço e os processos formativos na educação geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaela de Toledo Desiderio, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina  e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  É professora nos cursos de Geografia e Pedagogia - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim/RS.

Karina Rousseng Dal Pont, Universidade Federal do Paraná

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2019. 

Downloads

Publicado

30-08-2025

Como Citar

DESIDERIO, Raphaela de Toledo; DAL PONT, Karina Rousseng. GEOGRAFIAS NO “AVESSO”: IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA E EXERCÍCIOS DE ATENÇÃO COM A LITERATURA NA PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025033, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5590. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5590. Acesso em: 29 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Práticas de Ensino, Linguagens e Metodologias na Educação Geográfica”