MIGRAÇÕES DA AULA PRESENCIAL PARA A VIDEOAULA: UMA ANÁLISE DA ALTERAÇÃO DE MÍDIUM
Resumo
A partir do conceito de mídium exposto por Maingueneau, este trabalho analisa a mudança do discurso do professor, quando ele sai da sala de aula presencial e passa a gravar ideoaulas, como parte do material didático de cursos na modalidade Educação a Distância (EaD). Para tanto, são apresentados e comparados os gêneros discursivos aula presencial e videoaula, tendo em vista características próprias em relação ao discurso, decorrentes da alteração do mídium. O uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) em práticas pedagógicas na EaD leva o professor a repensar e a replanejar o conteúdo de suas aulas, levando em consideração as mídias que servem de suporte para o processo de ensino-aprendizagem, o que provoca novos desafios na produção de seu material didático midiatizado. Da mesma forma que o professor não fala para a câmera exatamente como fala para os alunos em sala de aula, o aluno não recebe o discurso do professor no vídeo da mesma maneira como recebe o discurso na sala de aula.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .