EDUCAÇÃO E NOVOS LETRAMENTOS DIGITAIS: COLABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Resumo
As redes sociais instauram práticas de leitura e de escrita descentralizadas, um convite à participação, à colaboração e à construção de identidades, dado que evidencia a dinamicidade do uso da linguagem na web. No entanto, em termos educacionais, a linguagem mediada por tecnologia ainda encontra-se alheia à escola, principal agência de letramento. Assim, este artigo discute os novos letramentos digitais, como práticas socioculturais de leitura e de escrita influenciadas por valores, crenças e ideologias. Busca-se na retomada das concepções de letramento e de identidade a construção de proposições referenciais ao ensino de línguas na perspectiva do letramento crítico, com vistas a uma prática de ensino de línguas contextualizada e crítica como pressuposto para a participação social.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .