O LETRAMENTO VISUAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NUM MUSEU VIRTUAL
Resumo
A inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em sala presencial já é uma realidade em diversas escolas no Brasil. Nesse contexto, a incorporação de diversas linguagens para facilitar o ensino e aprendizagem afeta diretamente o aprendizado do aluno, bem como auxilia na dinamização da aula. Este trabalho, fundamentado, principalmente, em Semalli (2001), Lemke (2010) e Daley (2010), objetiva perceber a compreensão de imagens por parte dos alunos ao visitarem um Museu Virtual, a fim de investigar a capacidade de absorção e compreensão dos letramentos visuais dos mesmos. A metodologia utilizada para coleta de dados foi uma pesquisa-ação, na qual o professor orientou os discentes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola particular, em Fortaleza, explicando-lhes sobre obras/quadros que representam movimentos artísticos. Em seguida, dirigiram-se ao laboratório de informática e entraram no Museu Virtual, onde os alunos foram solicitados a escolher uma obra de arte da Idade Contemporânea, mais especificamente do Realismo, para fazer um miniconto, descrevendo tal imagem. Os resultados indicaram que os alunos escolheram as primeiras pinturas da galeria, perceberam os detalhes das obras e escreveram, principalmente, o que estavam vendo, unindo o conhecimento de mundo deles e as informações contidas nas telas. Além disso, eles utilizaram as linguagens verbal e nãoverbal para a compreensão das imagens.
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