PEQUENOS GRUPOS COLABORATIVOS ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA E INTERATIVA
Resumo
O presente texto apresenta o processo de construção do conhecimento estabelecido em pequenos grupos colaborativos. A escolha das estratégias didático-pedagógicas de uma disciplina deve incluir aquelas que promovam interação entre o grupo de alunos, e a existência de trabalhos em grupos é constitutiva à abordagem da aprendizagem colaborativa. Esse trabalho caracteriza-se por um estudo empírico, abordagem qualitativa e de análise de conteúdo que estabelece interação e dialogismo entre sujeitos e as ferramentas interacionais disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A práxis do educador online, mediatizando as ações educativas, favorecem a eficiência dos processos de ensino e aprendizagem. Um modelo de ensino colaborativo é o objeto de análise empírica do presente ensaio realizado em turma com 18 alunos, do polo Alto Paraíso- Goiás; disciplina do 5º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil/ Universidade de Brasília – UaB/UnB. Demonstra uma análise preliminar das categorias e percepções individuais dos alunos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .