CAMINHOS PARA O BEM-ESTAR DOCENTE: AS ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES FRENTE ÀS ADVERSIDADES DO TRABALHO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
O artigo analisa as estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelos professores frente às adversidades do trabalho docente na contemporaneidade. As análises foram realizadas a partir da releitura dos dados obtidos em duas pesquisas realizadas anteriormente sobre o mal-estar e o bem-estar docente. Por meio de análise temática de conteúdo, buscou-se identificar os modos como os professores reagem frente às frustrações e conflitos decorrentes do exercício do magistério. O enfrentamento é um processo que visa a adaptação às condições e situações adversas do trabalho e que pode ser realizado por meio de alterações das condições externas ou da modificação da conduta em relação a essas condições, de forma individual ou coletiva, ativa ou passivamente, e focada no problema ou na emoção. Constatou-se que as estratégias que buscam a modificação da conduta, realizadas de forma individual e passivamente, foram as mais utilizadas pelos professores.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .