Discapacidade e redes sociais
análise de perfis de profissionais da educação especial no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5568Palavras-chave:
educación especial, discapacidad, redes socialesResumo
As redes sociais se tornaram um recurso que permite aos educadores conectar-se com outros especialistas educacionais e promover seu desenvolvimento profissional. O objetivo deste estudo é analisar as publicações compartilhadas por especialistas em educação especial no Instagram. Através de uma análise de conteúdo de 300 publicações pertencentes a 20 contas ibero-americanas e anglo-saxônicas, são examinadas as características e funcionalidades que eles empregam nesta plataforma de mídia social, bem como seus propósitos de uso. Os resultados mostram que os especialistas utilizam essa plataforma para fins educacionais e profissionais, bem como promocionais e comerciais, sugerindo a compra de seus produtos didáticos ou convidando seus seguidores a se inscreverem em seus cursos de formação. Consequentemente, o Instagram permite que os especialistas criem comunidades de aprendizado e interação em torno da educação especial, compartilhando recursos didáticos e informações especializadas, ao mesmo tempo em que os condiciona a reproduzir as lógicas comerciais inerentes à plataforma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Estudos Universitários - REU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a REU - Revista de Estudos Universitários. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.