Educação em valores e educação midiática no novo espaço público midiático

internet e suas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5708

Palavras-chave:

educação em valores, educação midiática, redes sociais

Resumo

Vivemos a era digital, a qual confirma a relevância da chamada aprendizagem informal, que ocorre fora da escola (ou na própria escola), à margem do currículo oficial. É necessário, pois, considerar até que ponto determinado ambiente influencia ou não, a formação em valores de um indivíduo. Nesse contexto, onde as fontes institucionalmente e historicamente destinadas à educação sofrem mudanças, qual o papel da escola hoje, se a informação, os conteúdos técnicos e o conhecimento teórico estão à disposição de todos na internet? Hoje, o que merece atenção é, também, ensinar aos indivíduos a usarem a internet, desenvolvendo sua capacidade de analisar e filtrar informações, desenvolvendo, enfim, o pensamento crítico. Com base nos pressupostos de autores e filósofos antigos e contemporâneos como Aristóteles, Platão, Rousseau, Jaeger dentre outros, buscamos compreender um pouco mais sobre as questões relacionadas à formação em valores de jovens no contexto das redes sociais.

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Biografia do Autor

Thereza Carolina Gonçalves Vieira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Especialista em Docência Universitária pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) e Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Pesquisadora nas áreas de Ética, Educação, Educação Midiática e Formação em Valores. Exerceu atividades administrativas e docentes na Universidade de Uberaba (UNIUBE) no período de 2002 até 2012. Atualmente é Especialista em Serviços Públicos na Prefeitura Municipal de Uberaba (MG).

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Sou graduada em Jornalismo, doutora em Educação e fiz pós-doutorado em Estudos de Mídia na The Open University inglesa. Sou professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em Uberaba, MG, onde coordeno o Programa de Pós-graduação em Educação, ministro a disciplina "Comunicação, Educação e Tecnologias" para a Licenciatura em Geografia, a disciplina "Mídia-educação" para a licenciatura em História e a disciplina "Leitura Crítica da Mídia" para o bacharelado em Serviço Social. No mestrado, ministro a disciplina "Mídia-educação" e colaboro em Seminários de Pesquisa. Oriento alunos de iniciação científica e mestrado. Fui bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig e pesquisadora visitante do Instituto de Tecnologia Educacional da Open University inglesa e do Instituto de Educação da Universidade de Londres, hoje University College London (UCL). Ao longo da minha carreira acadêmica, tive novos projetos financiados pelas agências Capes, CNPq e Fapemig. Já trabalhei como consultor do escritório da UNESCO no Brasil e, atualmente, colaboro com o curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Katyavala Bwila de Angola, onde ministro a disciplina "Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação. Tenho artigos e capítulos de livros publicados, mas o que eu gosto mesmo é de ser blogueira. Escrevo o "Blog da Mídia-educação", onde faço relatos honestos do que é trabalhar com mídias em processos de ensino e aprendizagem.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

VIEIRA, Thereza Carolina Gonçalves; BUJOKAS DE SIQUEIRA, Alexandra. Educação em valores e educação midiática no novo espaço público midiático: internet e suas redes sociais. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 51, p. e025002, 2025. DOI: 10.22484/2177-5788.2025v51id5708. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/reu/article/view/5708. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Cultura midiática e crítica da violência: denúncia, resistência e emancipação