“Eva Stories” e os conceitos de “Appcine e “Espectador Repertorial”
DOI:
https://doi.org/10.22484/2177-5788.2025v51id5902Palavras-chave:
appcine, espectador-repertorial, Eva StoriesResumo
A presente pesquisa busca analisar as formas não tradicionais de criação, montagem e consumo de cinema para apresentar dois conceitos, o de “appcine” e o de “espectador repertorial”. A arte cinematográfica tem se reconfigurado ao longo das décadas, construindo tecnologias e imergindo em questões tecnológicas que transformaram sua linguagem, a sua mídia e, essencialmente, o seu suporte. Argumentamos que a montagem de “Eva.Stories” no Instagram pode ser classificada como “appcine”, exigindo um “espectador-repertorial” que possa compreender as implicitações das imagens do Holocausto. A escolha de “Eva Stories” para nossa análise foi inspirada na tese de doutorado de João Paulo Cunha. Este estudo explica a trajetória das novas narrativas construídas através de aplicativos de computador ou de dispositivos móveis onde as imagens são apresentadas inteiramente por meio digital e online, ou seja, formas que desconstroem o modo tradicional de pensar e fazer cinema.
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