FLUXOS IMAGÉTICOS TRANSNACIONAIS. A CIRCULAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DA ÍNDIA NO BRASIL EM PROPAGANDAS TURÍSTICAS E RELATOS DE VIAGEM
Abstract
As relações entre o Brasil e a Índia são conhecidas há séculos ao mencionarmos as rotas mercantis em tempos coloniais. Este trabalho busca analisar imagens por meio de fotografias da Índia em propagandas turísticas e em narrativas de viagem que circulam no Brasil. Estas imagens remetem e repetem o discurso colonial em que a fixidez de estereótipos comercializa o país como um lugar suspenso na atemporalidade, repleto de exotismo e espiritualidade. Apropriadas pela indústria turística, disseminadas em práticas discursivas do cotidiano, as fotografias reverberam essencializações sobre o Outro oriental, e ao mesmo tempo, a propagação do movimento anticolonialista indiano.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.