O CURRÍCULO DO FORRÓ ELETRÔNICO COMO PROVOCADOR DA NORDESTINIDADE
Resumen
Como efeito de toda uma produção discursiva sobre o Nordeste, o “forró” emerge associado fortemente a uma ideia de nordestinidade. Este artigo objetiva apresentar elementos por meio dos quais foi possível tomar o estilo musical denominado “forró eletrônico” como um currículo provocador das ideias de Nordeste e nordestinidade. Para tanto, inicia com uma contextualização da emergência do gênero musical “forró”. Em seguida, apresenta as pesquisas brasileiras já realizadas sobre tal gênero musical. Por fim, mostra lacunas investigativas que uma pesquisa em torno do forró eletrônico contribuiu para preencher, ao tomá-lo como objeto de outras escutas. Conclui-se argumentando que o forró eletrônico não deixa de trair a nordestinidade tanto quanto possibilita que ela seja assimilada e reinventada.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Revista de Estudos Universitários (REU). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.