Escrita e Formação Continuada de Educadores Infantis: Possibilidades, Reprodução e Crítica do Conhecimento
Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o sentido e o valor das produções escritas a respeito do trabalho pedagógico no contexto das funções que ocupam Educadoras Infantis, avaliando a função reflexiva ou protocolar dessa atividade e seu efeito na formação em serviço. A experiência foi conduzida pela hipótese de que a mediação da escrita na ação pedagógica contribuiria para que o educador compreendesse melhor seu trabalho, tornando-se mais consciente, e possibilitasse uma reflexão que estimulasse a percepção crítica do contexto. Verificou-se ao longo do trabalho que não é o uso em si da linguagem escrita como mediação da ação pedagógica que conduz o trabalhador da Educação Infantil a refletir sobre o trabalho ou à percepção crítica do processo em que se encontra. Avançando no estudo da hipótese inicial, concluiu-se que esta carregava suposições comumente aceitas, mas pouco claras, do uso da linguagem escrita pelo docente em serviço. A ação reflexiva pode revelar conflitos, mas apenas pelo acesso a conhecimentos estabelecidos e pela produção de novos conhecimentos, conquistando seu lugar no jogo de poder – que pode ser disfarçado por uma relação hierárquica internalizada pelo educador. Pelo investimento de poder na origem da escrita e crescente sofisticação deste investimento, apesar das outras possibilidades que a escrita trouxe ao pensamento, há a tendência de valorizar a educação para subordinação ao modelo social e econômico capitalista. A principal questão que permanece é em que condições a prática da escrita da Educadora Infantil pode intermediar um processo de reflexão que favoreça sua formação continuada em serviço num sentido emancipador.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .