Pesquisa em educação na perspectiva ontológica: buscando superar a imediaticidade da relação sujeito-objeto

Autores

  • Sonia Rgina Landini Universidade Federal do Paraná
  • Vidalcir Ortigara

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os princípios ontológicos da realidade social - da qual a educação é parte constitutiva -, e a formação do ser social que possui como protoforma o Trabalho. Apoiados em Marx e Lukács, aborda-se, num primeiro momento, o trabalho em sua forma originária e em seguida o trabalho alienado sob o capital, destacando as práticas sociais nos processos de produção e reprodução do ser social. Essa discussão é imprescindível nas pesquisas em educação para apreender suas conexões categoriais que se apresentam na relação dialética entre singular-particular-universal, uma dialética que supera a imediaticidade da relação entre conhecimento e realidade.

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Biografia do Autor

Sonia Rgina Landini, Universidade Federal do Paraná

Pesquisadora recém-doutora - Setor de Educação - UFPR/CNPq

Vidalcir Ortigara

Pesquisadora recém-doutor - Setor de Educação -UFPF/CNPq

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Como Citar

LANDINI, Sonia Rgina; ORTIGARA, Vidalcir. Pesquisa em educação na perspectiva ontológica: buscando superar a imediaticidade da relação sujeito-objeto. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 5, n. 1, 2003. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1622. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos