Pesquisa em educação na perspectiva ontológica: buscando superar a imediaticidade da relação sujeito-objeto
Abstract
O presente artigo tem por objetivo analisar os princípios ontológicos da realidade social - da qual a educação é parte constitutiva -, e a formação do ser social que possui como protoforma o Trabalho. Apoiados em Marx e Lukács, aborda-se, num primeiro momento, o trabalho em sua forma originária e em seguida o trabalho alienado sob o capital, destacando as práticas sociais nos processos de produção e reprodução do ser social. Essa discussão é imprescindível nas pesquisas em educação para apreender suas conexões categoriais que se apresentam na relação dialética entre singular-particular-universal, uma dialética que supera a imediaticidade da relação entre conhecimento e realidade.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .