Para além dos seis anos: o governo da infância na escola fundamental

Autores

  • Giane Aparecida Sales da Silva Mota Universidade de Sorocaba e ESAMC

Resumo

Ao estudar a relação entre infância e educação é preciso se desvencilhar das tramas do mesmo, o mesmo olhar sobre a criança, o mesmo conceito de inocência e necessidade de formação. Observa-se que a escola sempre esteve organizada para possibilitar uma educação para a infância, mas o trabalho com a infância não deve estar apenas sob a égide do controle, do disciplinamento, tão pouco da subordinação. Faz-se necessário considerar um espaço para a infância na educação, principalmente com a decisão governamental de aumentar o ensino fundamental de oito para nove anos, deslocando as crianças de seis anos, que outrora pertenciam à educação infantil, para o Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giane Aparecida Sales da Silva Mota, Universidade de Sorocaba e ESAMC

Doutoranda em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Mestre em Literatura pela Unesp, Especialista em Linguística do Texto e Ensino(UNESP), Especialista em Gestão Educacional, licenciada em Pedagogia e Letras-Unesp.

Downloads

Como Citar

MOTA, Giane Aparecida Sales da Silva. Para além dos seis anos: o governo da infância na escola fundamental. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/1636. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos