Para além dos seis anos: o governo da infância na escola fundamental
Resumo
Ao estudar a relação entre infância e educação é preciso se desvencilhar das tramas do mesmo, o mesmo olhar sobre a criança, o mesmo conceito de inocência e necessidade de formação. Observa-se que a escola sempre esteve organizada para possibilitar uma educação para a infância, mas o trabalho com a infância não deve estar apenas sob a égide do controle, do disciplinamento, tão pouco da subordinação. Faz-se necessário considerar um espaço para a infância na educação, principalmente com a decisão governamental de aumentar o ensino fundamental de oito para nove anos, deslocando as crianças de seis anos, que outrora pertenciam à educação infantil, para o Ensino Fundamental.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .